Entenda as vantagens, restrições e o que levar em conta antes de contratar
A captação e utilização da energia solar por meio da instalação dos painéis fotovoltaicos em condomínios é uma realidade cada vez mais comum no Brasil. Além de casas e empresas, condomínios também podem aproveitar a forte incidência solar do nosso país para gerar economia nas contas de energia elétrica.
Além da economia, a energia solar permite aos condomínios a adoção de uma fonte sustentável e duradoura, contribuindo para a redução da poluição nas grandes cidades.
O investimento para a instalação do sistema pode ter um valor inicial elevado. Contudo, o investimento acaba se pagando em cerca de 5 anos.
Considerando que a vida útil do sistema é de mais de 25 anos, o retorno é dado como garantido, além de proporcionar economias permanentes de até 95% nos custos com energia elétrica.
Porém, antes de iniciar a instalação é necessário analisar o histórico de consumo, além da viabilidade técnica e financeira. Um dos pontos fundamentais é a disponibilidade de área para a instalação dos painéis fotovoltaicos, que costumam ocupar uma grande área. Outro ponto importante é analisar a possibilidade de sombreamento, que pode afetar na eficiência da geração.
Não impacta o meio ambiente nem o edifício
A energia solar é uma fonte sustentável e renovável, pois sua fonte nunca se esgota: o Sol. Por não emitir nenhum resíduo, nem gás poluente, essa fonte não causa impacto no meio ambiente.
Outra característica do sistema é que não requer reformas nem alterações nas estruturas do condomínio. É possível instalar as placas no próprio telhado dos prédios ou até mesmo nos estacionamentos. Essa última solução é uma ótima oportunidade para gerar energia elétrica a partir do sol e ainda ganhar vagas cobertas de garagem. A economia aqui é dupla: as próprias placas já servem como telhas!
Quer saber o tamanho da economia que a Vésper pode fazer na sua conta de energia elétrica? Entre em contato e descubra todas as vantagens de contratar a Vésper para ajudar na sua economia!
Comentarios